MENU AULAS DE FÍSICA     
  Página inicial

 

 
                       

 

 

 

                                                     
 
Introdução ao Arduíno e seu ambiente de programação

 

Arduíno é uma plataforma open source (código aberto) para prototipagem de hardware e software. Também chamada de IDE (Integrated Development Environment) e é composto basicamente por uma placa com um microcontrolador, portas de entrada e saída, alguns componentes eletrônicos e conexão de energia. O Arduino é de fácil instalação em qualquer computador, com ele é possível desenvolver de projetos que vão desde os mais simples, como por exemplo, ligar e desligar um led até os mais sofisticados como projetos de automação residencial.

A plataforma Arduino permite a leitura de dados de entrada, como por exemplo, luminosidade, movimento, umidade do ar e até mesmo mensagens do Twitter e SMS e transforma essas entradas em saídas para um fim específico que pode ser acionar um motor, ligar ou desligar um eletrodoméstico uma lâmpada. Tudo isso é possível escrevendo um código (programa) e enviando-o para o microcontrolador do Arduino.

 

O Arduino foi criado no Interaction Design Institute Ivrea IDII (Itália) com o objetivo de incentivar estudantes sem conhecimentos de eletrônica ou programação a se interessarem pela área de tecnologia. Todas as plataformas Arduino são de código aberto com o objetivo de incentivar os seus usuários a desenvolverem projetos adequados às suas necessidades.

 

Entre as vantagens do Arduino podemos destacar:

 

-      Ambiente de programação simples: A IDE é de simples utilização por usuários iniciantes e robusta o necessários para os usuários mais avançados.

 

-      Multi-plataforma: Pode ser instalado no Windows, OS e Linux.

 

-      Código-aberto extensível: Além de ser open source é possível utilizar as bibliotecas do C e C++; Permite a portabilidade para outras plataformas.


 

Para começarmos o trabalho vamos precisar de:

 

-      Um Arduino;

-      Um computador;

-      Um cabo de comunicação USB - AB;

-      IDE Arduíno - download em www.arduino.cc

 

Obs.: Usuários do Windows podem escolher entre o arquivo .exe ou .zip, porém recomendamos utilizar o primeiro uma vez que este já instala os drivers necessários e no .zip os drivers terão que ser instalados manualmente.