MENU AULAS DE FÍSICA     
Página inicial
 

Aulas 5

 
   
                       

 

 

 

                                                     
 
Lançamento Oblíquo

      O estudo do lançamento oblíquo ou lançamento de projéteis, de um corpo é também uma extensão da independência de movimentos e uma explicação dos movimentos retilíneo uniforme e retilíneo uniformemente variado.

         A trajetória de um corpo lançado obliquamente é parabólica.

Esse movimento pode ser decomposto em dois movimentos, um na horizontal (movimento retilíneo uniforme) e outro na vertical (retilíneo uniformemente variado).

Exercícios:

1- Uma carabina é apontada na horizontal para um alvo distante 30 m. A bala acerta o alvo 1,9 cm abaixo do ponto visado. Quais são (a) o tempo de vôo da bala e (b) o módulo da sua velocidade ao sair da carabina?

2- Uma bolinha rola horizontalmente para fora do lado do tampo de uma mesa que está a uma altura de 1,20m. Ela toca o solo em um ponto a uma distância horizontal de 1,52m do lado da mesa, (a) Quanto tempo a bola fica no ar? (b) Qual é a sua velocidade escalar no instante em sai da mesa?

3- Uma bola de beisebol sai da mão de um arremessador na horizontal com uma velocidade de 161 km/h. O batedor está distante 18,3m. (Ignore o efeito da resistência do ar) (a) Em quanto tempo a bola percorre a primeira metade dessa distância? (b) E a segunda metade? (c) Que distancia vertical a bola percorre em queda livre durante a primeira metade? (d) E durante a segunda metade? (e) Por que os valores em (c) e (d) não são iguais?

4- Um dardo é arremessado horizontalmente com uma velocidade inicial de 10 m/s em direção ao ponto P, a mosca do alvo de dados. Ele acerta o ponto Q no aro, debaixo de P na vertical 0,19s depois. (a) Qual o valor da distância PQ? (b) Qual o valor da distância entre o alvo de dardos e o loca de onde foi lançado?

5- Um elétron, com uma velocidade inicial horizontal com módulo  1,00x 109 cm/s, se  desloca para dentro da região entre duas placas metálicas horizontais que estão eletricamente carregadas. Nessa região, ele percorre a distância horizontal de 2,00cm e possui uma aceleração para baixo com módulo igual a 1,00 x 1017 cm/s² devida às placas carregadas. Ache (a) o tempo necessário para que o elétron percorra os 2,00 cm e (b) a distância vertical que ele percorre durante esse tempo. Ache também os módulos das componentes (c) horizontal e (d) vertical da velocidade do elétron ao sair da região carregada.

Clique aqui para visualizar a resolução dos exercícios.