Ao examinarmos, por
exemplo, as específicas ações indicadas no
rótulo de uma pilha, encontrada no comércio,
podemos ler 1,5 volts. O mesmo acontece com uma
bateria de automóvel, onde está anotado 12
volts.


No rótulo de um gerador
está especificada a sua força eletromotriz,
que depende da natureza dos componentes
utilizados na sua fabricação.
Essas especificações
indicam uma força eletromotriz daqueles
geradores e medem o quociente entre o trabalho
realizado pelo gerador para deslocar a carga
"q", do pólo negativo até o pólo positivo, e
essa carga.
Por definição podemos
dizer:


No interior de um gerador,
a corrente elétrica circula, convencionalmente,
do pólo negativo para o pólo positivo. Fora do
gerador circulado pólo positivo para o pólo
negativo.

A força eletromotriz de um
gerador depende, exclusivamente, da natureza
desse gerador, isto é, dos componentes que são
utilizados na sua fabricação.
A força eletromotriz é uma
constante para cada tipo de gerador e permanece
inalterada durante toda a vida deste produtor de
corrente elétrica.
Entretanto, se ligarmos um
gerador em um circuito, utilizando corrente
corretamente um voltímetro para determinarmos a
sua força eletromotriz, encontramos um valor
menor do que aquele especificado no rótulo. Isto
significa que, embora a força eletromotriz
esteja especificada, a diferença de potencial ou
voltagem real nos seus terminais é menor.
Essa queda de potencial é
devida ao próprio consumo interno do gerador
para manter a diferença de potencial real nos
terminais.
Este fato nos mostra a
existência deu uma resistência interna no
gerador indica que essa resistência deve ser
considerada nos cálculos.
Mesmo depois de a pilha
parar de funcionar, a sua força eletromotriz
continua a mesma. A diferença de potencial nos
terminais é que vai diminuindo com o uso, devido
ao aumento de sua resistência interna.

A especificação da bateria
e indica uma força eletromotriz de 12 volts, mas
o voltímetro acusa uma d.d.p. entre seus
terminais de 10 V volts. Essa queda de potencial
e devida ao próprio consumo interno da bateria
para manter a ddp de 10 volts.
O tamanho de uma pilha não
influi na sua força eletromotriz, que é função
exclusiva dos componentes que são utilizados na
sua fabricação. A pilha maior possui maior o
tempo de duração se usada do mesmo modo que as
outras, mas fornece a mesma d.d.p. nos seus
terminais.
Observação nos
circuitos elétricos, um gerador com resistência
interna é representado, geometricamente, pelos
símbolos:

A unidade de força é
eletromotriz, é o trabalho sobre a carga
transportada.

VOLTAGEM NOS TERMINAIS DE
UM GERADOR
A voltagem nos terminais de
um gerador é menor que a sua força eletromotriz
e observamos que essa queda de potencial era
devida à resistência interna desse gerador.
Vamos determinar a voltagem
real ou d.d.p. obtida nos terminais do
gerador.Para isso, consideremos o circuito
simples, mostrado na figura abaixo.

Temos:
1- A queda de potencial nos
terminais de uma resistência de
Dv
= R.i e, no caso da resistência interna da
bateria, será Dv
=r.i.
2- Entre os pontos A e B,
terminais da bateria teremos:
d.d.p.AB =
f.e.m. - queda de potencial devido à resistência
interna.
VA - VB
= E -DV
VAB = E - r.i
É importante salientar que
a relação anterior mede a diferença de potencial
entre os terminais do gerador apenas quando ele
está ligado a um circuito fechado, de modo que
circule por ele uma corrente i. Quando ligado a
um circuito aberto, sendo a resistência dos
voltímetros muito grande, a corrente que passa
pelo voltímetro e que circula pelo gerador é
muito pequena e pode ser considerada nula. Isso
conduz à conclusão de que o termo r.i da relação
tende também para zero. Neste caso, ao
determinarmos a d.d.p. entre os terminais do
gerador, estamos determinando também a sua força
eletromotriz.

Em um circuito fechado, o
voltímetro acusa a diferença de potencial entre
os terminais do gerador.
VA - VB
= E - r.i

Em um circuito aberto, i =
0 e o voltímetro marca a diferença de potencial
nos terminais do gerador e também a sua força
eletromotriz.
VA - VB
= E - r.i i = 0 => r.i = 0
=> VA - VB = E
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
1- A bateria da figura
abaixo tem força eletromotriz igual a 12 V e
resistência interna de 0,5 ohm.Determinar:
a) a resistência
equivalente ao circuito externo;
b) a resistência total;
c) a corrente que sai da
bateria;
d) a d.d.p. nos terminais a
bateria.

2- No circuito desta
questão, a d.d.p. entre os pontos A e B e 12 V e
a bateria tem força eletromotriz igual a 24 V.
Determinar:
a) a corrente que passa no
amperímetro;
b) a d.d.p. entre os pontos
B e C;
c) a voltagem nos terminais
da bateria;
d) a resistência interna da
bateria.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
1- O gerador da figura
abaixo tem força eletromotriz, igual a 18 V e
resistência interna de 1
W.
Determinar.
a) a resistência
equivalente do circuito externo;
b) resistência total;
c) a corrente que sai do
gerador;
d) a voltagem que sai nos
terminais do gerador.

2- No circuito da figura,
os potenciais nos pontos A e C valem,
respectivamente, em volts:
a) 2 e -1
b) 4 e 6
c) 12 e -18
d) 8 e -4
e) 14 e 0

INSTRUÇÃO: As questões 3 e
4 são referentes ao enunciado e ao circuito
seguinte:
Na ilustração, as
resistências do circuito externo são todas
idênticas e valem 4,0 Ω. A resistência interna
do gerador vale 2,0 Ω e sua força eletromotriz é
12 V.

3- Com as duas chaves
desligadas, a d.d.p. nos terminais da bateria,
em volts, é:
a) 0
b) 4
c) 6
d) 8
e) 12
4- Com as duas chaves
ligadas, a d.d.p. nos terminais da bateria, em
volts é:
a) 12
b) 8,5
c) 5,6
d) 5,0
e) 4,8
5- Uma bateria de f.e.m E e
resistência interna r foi ligada a um reostato
R. Se R aumenta, então:
a) V e A aumentam.
b) V aumenta e A diminui.
c) V diminui e A aumenta.
d) V e A diminuem.
c) V diminui e A permanece
constante.

Respostas
a) 8 Ω
b) 9 Ω
c) 2 A
d) 16 V
2.d 3.d 4.e
5.b