Existem grandezas físicas que podem ser
especificados fornecendo-se apenas um número.
Assim por exemplo, quando dizemos que a
temperatura da sala de aula é de 20ºC temos a
informação completa, não sendo necessário nenhum
outro dado para que a grandeza seja
compreendida. Grandezas deste tipo são conhecida
como grandezas escalares. Por outro lado, se
tivermos estudando o deslocamento de um corpo, é
necessário indicar a distância percorrida entre
dois pontos, a direção e o sentido do
deslocamento. A grandeza que descreve este
movimento é denominada vetor.
Vetor (termo que provem do Latim "vector =
condutor")
É um ente matemático representado por um
segmento de reta orientado que tem como módulo o
seu comprimento (escala), sua direção é dada
pela reta suporte do Vetor, o sentido é dado
através da orientação do segmento.

Geometricamente,
os vetores são representados por uma seta, cujo
comprimento é chamado de módulo (escolhendo-se
uma determinada escala). A direção e o sentido
da seta fornecem a direção e sentido do vetor.
Usualmente, ele é representado por uma letra em
negrito (a, AB) ou com uma seta sobre a
letra ( a
, AB .). Por outro lado, o módulo do vetor é
representado apenas por uma letra ou com o vetor
colocado entre barras (a, AB ,
etc.)
Notação: Vetor = v ou v.
módulo do vetor =
v ou v.
Exemplo: v = 4 unidades.
Direção: 30° com a horizontal.
Sentido: de A para B.
Vetores Coplanares
São vetores que encontram-se mo mesmo plano.

Operações com
vetores
a) Adição Vetorial: ( Método Gráfico)
Regra do triangulo:

Usando este procedimento geométrico para a
adição de vetores, vemos que esta satisfaz as
propriedades comutativas: a + b =
b + a e associativa (a +
b ) + c = a + (b + c),
conforme figura abaixo.

b) Subtração
Vetorial:

Regra do Paralelogramo

Casos Particulares
(Cálculo do módulo do vetor).
1- Os vetores são
ortogonais entre si. (90º).

2- Os vetores
possuem mesma direção e sentido (0º).

3- Os vetores
possuem mesma direção e sentidos opostos (180º).

4- Componentes de
um vetor.
.png)
5- Componentes na
adição de um vetor.
6- Produto de um
escalar por um vetor.
7- Vetores
Unitários.
8- Vetor Posição.
9- Produto
Escalar.
10 - Produto
vetorial.
A adição geométrica de vetores tridimensionais é
muito mais difícil e para evitá-la costuma-se
utilizar o método analítico, que consiste na
decomposição espacial dos vetores e na
manipulação individual de seus componentes.
A decomposição de um vetor só pode se efetuada
com relação a um sistema coordenadas de
orientação conhecida no espaço. Considere a
decomposição do vetor
coordenadas de orientação
conhecida no espaço. Considere a decomposição de
um vetor no plano, conforme mostra a Fig., onde
θ é o ângulo entre a e
semi-eixo positivo x.
Dependendo do ângulo θ, as componentes podem ser
positivas ou negativas. Por definição, este
ângulo aumenta quando o vetor roda no sentido
anti-horário. O conhecimento dos componentes de
um vetor é suficiente para especificá-lo
completamente, além de possibilitar a
manipulação matemática simultânea de vários
vetores. Muitas vezes é conveniente a introdução
de um vetor de módulo unitário, chamado versor,
na direção de um determinado vetor, que pode
então
ser escrito como a =
aeˆa
. Assim separamos o módulo do vetor (a) de sua
direção e sentido ( eˆa
). Da mesma forma, é conveniente traçar versores
paralelos aos eixos do sistema de coordenadas
escolhido, como mostra a Fig. 1.7. Normalmente,
no sistema de coordenadas cartesianas eles são
chamados
Costumamos dizer que estes
versores formam uma base completa porque
qualquer vetor pode ser expresso como combinação
linear deles, da forma:
Exercícios:
1- Quais são (a) a componente x e (b) a
componente y de um vetor “a” do plano xy
que faz um ângulo de 250º no sentido
anti-horário com o semieixo x positivo e tem um
módulo de 7 ,3 m?
ax
= a cos q
=>
ax = 7,3 cos 250o => ax
= 7,3.(-0,34) =>
ax
= -2,5 m
ay = a sen
q
=> ay =
7,3 sen 250o => ax =
7,3.(-0,94) =>
ay = -6,9 m

2- Um vetor deslocamento “r” no plano xy
tem 15 m de comprimento e faz um ângulo
q = 30º com o semieixo x positivo. Determine (a)
a componente x e (b) a componente y do vetor.
a)
rx = r cos
q
=> rx = 15 cos
30º => rx = 15 . 0,87 =>
rx = 13 m
b)
ry = r sen
q
=> ry = 15 sen
30º => ry = 15 . 0,50 =>
rx = 7,5 m
3- A componente x do vetor A é -25,0 m e
a componente y é + 40,0 m. (a) Qual é o módulo
de A? (b) Qual é o ângulo entre a
orientação de A e o semieixo x positivo?
Ax
= -25,0 m Ay = 40,0
m A =
√(-25,0)2 + (40,0)2
=> A = 47,2 m
tan
a= 40,0/-25,0
=> arco tan -15 =>
a
= -58º
q
= 180º +(-58º)
q
=
122º

4- Expresse os seguintes ângulos em radianos:
(a) 20,0º; (b) 50,0º; (c) 100º. Converta os
seguintes ângulos para graus: (d) 0,330 rad; (e)
2,10 rad; (f) 7,70 rad.
(a)
20,0º =
(20,0º) 2p
rad/360o = 0,349 rad
(b) 50,0º
=
(50,0º) 2p
rad/360o = 0,873 rad
(c) 100,0º
=
(100,0º) 2p
rad/360o = 1,75 rad
(d) 0,330 rad = (0,330 rad) 360º/2p
rad = 18,9º
(e) 2,10 rad = (2,10 rad) 360º/2p
rad = 120º
(f) 7,70 rad = (7,70 rad) 360º/2p
rad = 441º
5- O objetivo de um navio é chegar a um porto
situado 120 km ao norte do ponto de partida, mas
uma tempestade inesperada o leva para um local
situado 100 km a leste do ponto de partida. (a)
Que distância o navio deve percorrer e (b) qual
o rumo deve tomar para chegar ao destino?

Dx
= √(-100)2
+ 1202 =>
Dx
= 156 km
tan a
= 120/-100 => tan
a
= -1,2 => arco tan -1,2 =>
a
= -50,2º
q
= -50,2º + 180º = 129,8º
6- Na Fig. 3 - 27, uma máquina pesada é erguida
com o auxílio de uma rampa que faz um ângulo
q = 20,0º com a horizontal, na qual a máquina
percorre uma distância d = 12,5 m. (a) Qual é a
distância vertical percorrida pela máquina? (b)
Qual é a distância horizontal percorrida pela
máquina?

h
= d sen
q
=>
h = 12,5 sen 20,0º => h = 12,5.0,34 => h =
4,28 m
b)
l = d cos
q
=> l = 12,5 cos 20,0º => l 12,5.0,94 => l = 11,7
m
Vetores Unitários:
7- Uma pessoa caminha da seguinte forma: 3, 1 km
para o norte, 2,4 km a oeste e 5,2 km para o
sul. (a) Desenhe o diagrama vetorial que
representa este movimento. (b) Que distância e
(c) em que direção voaria um pássaro em linha
reta do mesmo ponto de partida ao mesmo ponto de
chegada?

tan
a
= 2,1 /2,4
=>
tan
a
= 0,875 => arco tan
0,875 = >
a
=
41,18º
8- Dois vetores são dados por:
a = (4.0 m) î - (3,0 m) j + (1 ,0m) k
b = ( -1,0 m) i
+ (1,0 m) j+ (4,0 m) k.
Determine, em termos de vetores unitários, (a)
a + b; (b) a - b;
(c)um terceiro vetor, c, tal que a
- b + c = O.
a + b = (3,0 i - 2,0 j + 5,0 k) m
a - b = (5,0 i - 4,0 j - 3,0 k) m
c = (-5,0 i + 4,0 j + 3,0 k) m
9- Determine as componentes (a) x, (b) y e (c) z
da soma r dos deslocamentos c e
d cujas componentes em metros em relação aos
três eixos são cx 7,4, cy
= -3,8, cz -6,1, dx
4,4, dy -2,0, dz=3,3.
a) rx = cx + dx
= 7,4 + 4,4 = 12 m
b) ry = cy +dy
= - 3,8 - 2,0 = -5,8 m
c) rz = cz + dz
= - 6,1 + 3,3 = -2,8 m
10- (a) Determine
a soma a + b, em termos de vetores
unitários, para a = (4,0 m) i + (3,0 m) j
e b = ( -13,0 m) i + (7,0 m) j .
Determine: (b) o módulo e (c) a orientação de
a + b.
a)
a+b = (-9,0 i + 10 j) => a+b = √81
+100 => a+b = 13,45 m
q
= tan-1 = 100/ -9,0 => -48º ou 132º
11- Um carro viaja
50 km para leste, 30 km para o norte e 25 km em
uma direção 30° a leste do Norte. Desenhe o
diagrama vetorial e determine (a) o módulo e (b)
o ângulo do deslocamento do carro em relação ao
ponto de partida.
12- Uma pessoa
deseja chegar a um ponto que está a 3,40 km de
sua localização atual, em uma direção 35,0º ao
norte do Leste. As ruas por onde pode passar são
todas na direção norte- sul ou na direção leste-
oeste. Qual é a menor distância que a pessoa
precisa percorrer para chegar ao destino?
13-
Os vetores a e b da Fig. 3-28 têm
o mesmo módulo, 10,0 m, e os ângulos mostrados
na figura são
q1
= 30º e
q2
= 105º. Determine as componentes (a) x e (b) y
da soma vetorial r dos dois
vetores,
(c) o módulo de r e (d) o ângulo que r
faz com o semieixo x positivo.
